terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O primeiro dia em casa...

 O primeiro dia de um cão em casa pode ser muito alegre, ou muito trabalhoso, depende do modo como o dono se prepara para receber o novo membro, não é mesmo?! Então segue algumas dicas para o primeiro dia do seu cãozinho na casa nova seja o dia mais feliz da vida de vocês!

Preparação do enxoval:

 Deixe tudo preparado para a chegada do cão, para que você não tenha que sair correndo atrás de acessórios! Ele vai precisar de: comedouro; bebedouro; brinquedo; cama; tapetes higiênicos ou jornais; ração; petiscos, coleira... E outros mimos que fica ao seu critério comprar ou não.



Primeiro transporte:

 Um cão que nunca andou de carro pode ficar um pouco ansiona na primeira vez, e aparentar comportamentos negativos. Durante o percurso evite algumas coisas: fumar; ligar o som alto;  deixar o ar condicionado em uma potência alta; abrir o vidro excessivamente (no máximo 3 dedos).
 Como o cão pode passar mal durante a viajem, forre o banco do carro com uma toalha ou lençol. Melhor ainda seria transportá-lo no colo de um passageiro ou usar a caixa de transporte.
 Lembrando que hoje existem diversos modelos de cintos de segurança para cães, e esses podem ser muito úteis!


Primeiro ambiente:

 O primeiro lugar de sua nova moradia que o cão deve conhecer é o seu banheiro. Como a vaigem causa muita ansiedade, a primeira coisa que o cão precisar fazer ao chegar são suas necessidades. Leve-o até o local forrado e aguarde a evacuação. Se ele fizer, recompense-o com petiscos e muito carinho.

O espaço do cão:

 O local onde ele irá ficar deve ser de fácil acesso e com espaço suficiente para se excercitar e brincar. O local deve ser arejado, e protegido do sol, chuva, vento e frio. Existe uma ordem correta para arrumar o ambiente do cão: ao lado da cama deixe os brinquedos, e os potes de água e comida. Do lado oposto, onde o cão menos se movimenta, deixe a forragem que ele irá usar como banheiro.
 Esse deve ser o único local que cão terá acesso sem supervisão, até que se acostume com a nova casa.
Tome cuidado com tomadas, fios, ou objetos que possam feri-lo.

Acostume o cão a ficar sozinho:

 Nem sempre o cão terá compania, portanto é necessário acostumá-lo com isso. Para fazer essa adaptação, siga os passos abaixo:

1- Deixe o cão na "área" dele por 5 minutos, com brinquedos e alimento.
2- Após o tempo volte. Se ele não chorar ou latir, recompense-o.
3- Repita o mesmo procedimento 5 vezes, só que cada vez com um perido de tempo maior.

Apresentando a casa:

 Leve o cão para conhecer a casa, os objetos, e as pessoas. Apresente tudo com muita calma, e jamais deixe o cão sozinho até que ele esteja totalmente adaptado ao novo ambiente.

Ensine o cão a compartilhar:

 Muitos cães desenvolvem comportamento agressivo desde pequenos pois eles tomam posse do ambiente. Ensine o cão a compartilhar: mostre a ele que ele deve permitir seu acesso a comida, aos brinquedos e ao território dele. Para fazer isso é simples: Sempre que se aproximar das coisas do cão, recompense-o com carinho e petisco, assim você o estimula a ser tolerante e cooperativo.


Fonte: Cães & Cia, adaptação por @Bianca_Rainone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar, não é necessário cadastro!