segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ônibus especialmente equipado oferece castração de animais, em Curitiba (PR)



Ônibus é especialmente equipado para as cirurgias. Foto: Valdecir Galor/SMCS
Para evitar o crescimento da população de cães nas ruas da cidade e educar os tutores em relação às suas responsabilidades com os animais, a prefeitura realiza uma ação, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, que leva um ônibus, conhecido como o “Castramóvel”, especialmente equipado para realizar castrações e divulgar a guarda responsável. Ao longo de 2011, a ação ocorreu nas principais regionais da cidade e no próximo dia 03 de dezembro acontecerá na regional do Bairro Novo.
As operações do “Castramóvel” serão feitas por profissionais e alunos do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR. O ônibus, que integra a Rede de Defesa e Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, conta com equipamentos necessários para realização de cirurgias.
Exigências
Uma das exigências para a castração é que os animais recebam também a identificação eletrônica (microchip) com os dados do tutor e do animal. Além disso, as famílias terão obrigatoriamente de participar das atividades de educação para guarda responsável (só poderão ser castrados animais que têm tutor).
Outro critério é que serão atendidos os animais que têm tutor e que não apresentam complicações clínicas. A unidade móvel também possibilitará o treinamento de estudantes do curso de Medicina Veterinária da UFPR em técnica operatória. Curitiba é a primeira cidade no Estado a ter a unidade móvel de castração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar, não é necessário cadastro!